dsc05010 25/02/13 – Pensando na dificuldade que muitas famílias têm em organizar seu tempo para interagir com as crianças, a Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), por meio do Centro de Reabilitação Ana Maria Phillippi (Cener), elaborou uma agenda semanal de atividades de estimulação para servir de instrumento de organização da rotina.

O conteúdo da agenda foi produzido por Solange de Souza, estimuladora cognitiva, e Alzira Cândido Lopes, educadora física, que atuam no serviço de Estimulação Essencial II do Cener.

Solange explica que a ideia para a elaboração do material surgiu da preocupação das profissionais com a dificuldade dos pais em encontrar tempo para dar atenção exclusiva aos filhos e realizar, em casa, as atividades solicitadas pelo Centro. “Assim, pensamos em um material que pudesse ajudá-los a organizar uma rotina diária”.

Ela conta que desde o ano passado essas sugestões de atividades já eram repassadas aos pais, mas de forma mais rudimentar, por meio de folhas impressas no próprio centro. Tendo em vista a importância e utilidade do conteúdo, é que se resolveu, com apoio da Diretoria de Ensino, Pesquisa e Extensão (Depe), produzir uma agenda ilustrada, colorida, de fácil manuseio e leitura.

A agenda traz uma série de sugestões de atividades divididas em dias da semana, e é voltada para famílias com crianças de 2 a 6 anos com ou sem deficiência. Porém as profissionais ressaltam que o mesmo modelo pode ser adaptado para lactentes, crianças e jovens da educação básica e adultos em idade de envelhecimento, desde que as atividades propostas respeitem a idade cronológica do indivíduo.

A produção da agenda contou com a supervisão técnica e organização da Supervisora de Atividades Educacionais Nuclear da Gerência de Pesquisa e Conhecimentos Aplicados (Gepca) da FCEE, Elaine Carmelita Piucco, e ilustrações da técnica em atividades administrativas Angélica Rupniewski.

 
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Saiba mais

- Essa agenda semanal tem como objetivo estabelecer uma organização na dinâmica familiar envolvendo aquisição de disciplina diária, estabelecimento de rotina, estreitamento de vínculo afetivo e ampliação de diálogo entre os membros, para o desenvolvimento pleno da criança.

- As atividades contidas nestas fichas devem ser executadas em forma de brincadeira, pois a criança aprende mais rápido quando sente prazer e alegria em se exercitar.

- Essas fichas apresentam algumas sugestões de atividades a ser realizadas em casa. Para isso, deve-se desligar a televisão e procurar um local onde poderão desenvolver as atividades com tranquilidade.  

- As brincadeiras deverão contar com a participação de adultos, porém, com intuito de instigar a participação da criança. Ela é o personagem principal deste trabalho, o adulto será o mediador.

Clique para visualizar a agenda

Assessoria de Comunicação FCEE

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