thumb_dsc0172308/08/12 - O Centro de Educação e Trabalho (Cenet) da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) colocou em prática no dia 30 de julho o projeto Atividade de estágio supervisionado: aprendizagem em situação real de trabalho, que oferece vagas de estágio não remunerado a aprendizes matriculados no Centro que frequentam a pré-qualificação em atividades administrativas/contínuo. Essas vagas são para atuação tanto no setor administrativo como nas secretarias dos Centros de Atendimento da Fundação.

O projeto tem como objetivo proporcionar novos conhecimentos e habilidades aos participantes, fortalecer a confiança e a autoestima, intensificar as relações de trabalho e estimular capacidades, habilidades e atitudes em relação à vida profissional. Segundo os responsáveis pelo projeto, o estágio favorece o amadurecimento e o envolvimento do aprendiz na dinâmica de uma atividade inclusiva.

Durante o período de estágio os aprendizes são orientados e observados por um profissional responsável definido pelo Cenet, podendo este acompanhamento ser de forma contínua ou ocorrer conforme a necessidade do aprendiz ou mesmo do setor atendido. Nos locais de atuação o aprendiz poderá exercer, dependendo de suas competências e solicitações do setor, atividades de auxiliar administrativo (como atender telefone, anotar recados, etc.) e/ou de contínuo (office boy ou girl).

Atualmente seis aprendizes realizam estágio em diferentes setores da Fundação. Um deles é Jackson Lennon Petri (foto), 19 anos, designado a atender ao Gabinete da Presidência. Ele já frequenta o Cenet há dois anos; após qualificar-se em panificação, iniciou o curso de atividades administrativas. Jackson, que possui diagnóstico de deficiência mental leve, conta que está aprendendo muito e que tem a aprovação da família.

O aprendiz está sendo acompanhado pela professora Heidy Reis, que se mostrou satisfeita com o trabalho. “Este projeto é bastante válido por dar oportunidade de os aprendizes adquirirem experiência profissional dentro da própria FCEE”. Ela destaca ainda que a ideia está sendo muito bem recebida pelos servidores. “Percebo que as pessoas estão bastante abertas e receptivas. Esse trabalho está sendo muito gratificante e produtivo e cumpre a função do Cenet de encaminhamento das pessoas com deficiência ao mercado de trabalho”.

A carga horária para o desenvolvimento do estágio supervisionado vai de 4 a 20 horas semanais, dependendo da situação organizacional do setor e das possibilidades do aprendiz. Os aprendizes inseridos neste projeto poderão participar dessa atividade prática pelo período máximo de 12 meses.

dsc01724

Sobre o Cenet

O Centro de Educação e Trabalho (Cenet) da FCEE tem como objetivo desenvolver metologias na área da educação profissional, implantando e implementando políticas públicas de inclusão para pessoas com diagnóstico de deficiência e transtorno global do desenvolvimento.

Telefone: (48) 3381-1637 ou 3381-1634
E-mail: cenet1@fcee.sc.gov.br

Assessoria de Imprensa FCEE

 

Compartilhe nas Redes Sociais

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: FCEE | Acesso restrito