implante_coclear_00301/08/2012 - No dia de seu aniversário de oito anos, Guilherme Henrique dos Santos Silva ganhou um presente mais que especial: a chance de escutar novamente. Ontem (31/07), sob acompanhamento das fonoaudiólogas Tânia Regina Coelho Ferreira e Kátia Helena Pereira, do Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS) da FCEE, foi realizada a ativação de seu implante coclear (componente externo), equipamento eletrônico capaz de restaurar a função da audição nos pacientes com surdez. O procedimento foi realizado no Hospital Universitário de Florianópolis, pela fonoaudióloga Maria Madalena Pinheiro.

Guilherme tem deficiência auditiva desde os cinco anos de idade, quando, após uma febre alta que desencadeou uma surdez súbita e a perda da visão do olho direito, foi hospitalizado e diagnosticado como portador da Síndrome Cogan, doença imunológica pouco conhecida do ouvido interno que traz sequelas na visão e audição. A Síndrome é também considerada como uma doença autoimune, ou seja, é o próprio sistema imunológico do paciente que produz anticorpos que atacam o ouvido e os tecidos dos olhos.

Em 2011, Guilherme iniciou atendimento com a equipe do CAS, que após estudo junto ao serviço de audiologia o encaminhou às avaliações para a colocação do implante.  Segundo a equipe, o implante coclear irá melhorar sua capacidade de processar os estímulos auditivos e, em conjunto com os atendimentos fornecidos pelo Centro para reabilitação auditiva, possibilitará a continuidade do seu desenvolvimento linguístico e de aprendizagem.

Saiba mais sobre o implante coclear

O implante coclear é um dispositivo eletrônico de alta tecnologia, que estimula eletricamente as fibras nervosas remanescentes, permitindo a transmissão do sinal elétrico para o nervo auditivo a fim de ser decodificado pelo córtex cerebral. É um aparelho implantado na orelha cirurgicamente e capaz de estimular diretamente o nervo auditivo, causando sensações sonoras.

O implante tem uma porção interna, que fica dentro da orelha do paciente, e uma porção externa, que é acoplada logo atrás da orelha e se mantém em posição por meio de um imã. Ele oferece ao usuário capacidades auditivas importantes e melhora da comunicação.

Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e de
Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS)

Telefones: (48) 3381-1650/3381-1651
E-mail:
cas@fcee.sc.gov.br 

implante_coclear_005

implante_coclear_006  implante_coclear_001

Compartilhe nas Redes Sociais

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: FCEE | Acesso restrito