14 11/10/12 - Acontece até 31 de outubro a exposição Cal na Parede, com vacas produzidas pelos alunos do Núcleo de Atividades em Altas Habilidades/Superdotação (Naah/s) da FCEE, nas Livrarias Catarinense da rua Felipe Schmidt, no Centro de Florianópolis. O projeto é uma crítica bem humorada da Cow Parade, evento que acontece no mundo inteiro e que em 2011 passou por Santa Catarina.

Inspirados por essa manifestação artística, os alunos do Naah/s criaram sua própria versão da exposição, realizando intervenções em vaquinhas de cerâmica. A temática escolhida para as pinturas foi a cultura local. "Como acreditamos que através do conhecimento e direito à prática de nossas raízes culturais estamos exercendo também nosso direito à cidadania, optamos pela temática do folclore no litoral catarinense", explica a professora de artes do Naah/s, Vânia Pires Franz de Matos, que coordenou o projeto.

Segundo Vânia, a exposição dos trabalhos é a última etapa de um projeto, essencial para concretizá-lo."Todos os projetos precisam ter início, meio e fim. A finalização acontece ao mostrar ao público. Esses espaços culturais da cidade que acolhem os nossos alunos viabilizam o concretizar do projeto. Para o autor de uma obra, é uma das partes mais importantes, é quando ele pode sentir a reação do público".

A docente também destaca que a exposição é uma forma de dar mais visibilidade à clientela das altas habilidades/superdotação, que muitas vezes não é lembrada como uma fatia da educação especial. "A exposição é relevante não apenas para finalizar o projeto, mas também para divulgar a existência desse trabalho que é realizado no Naah/s com esses alunos, que são alunos da educação especial, os quais requerem uma metodologia diferenciada de trabalho para o desenvolvimento das suas habilidades. Pela qualidade do resultado plástico, pode-se facilmente perceber que eles têm um diferencial".

Ao total são sete vacas, produzidas pelos alunos Bárbara, Patrick, Almiro, Gabriel Antônio, Lucas, Paulo e Renan, que atuou como co-autor. As vaquinhas do Cal na Parede já foram expostas três vezes: em 2011, na própria FCEE e em 2012, no Shopping Itaguaçu e na Assembleia Legislativa. Após o encerramento da exposição os alunos poderão levar suas vacas para casa. "Eles também vão receber um certificado de participação para compor seus portfólios, como forma de valorização e reconhecimento do trabalho realizado no Núcleo", conta Vânia.

Assessoria de Comunicação FCEE

3_1
 7
 5
 12
 11
 9
 10

 Fotos enviadas pelo Naah/s

Compartilhe nas Redes Sociais

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: FCEE | Acesso restrito