dsc0507205/03/2013 - A Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), representada pela presidente Rosemeri Bartucheski, participou na tarde desta quarta-feira (4) de uma reunião com o Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN) - órgão ligado à Secretaria de Estado da Segurança Pública - e a Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Assembleia Legislativa sobre a implantação de um projeto de atendimento às pessoas com deficiência auditiva no estado. O foco deste encontro foi o acesso dos surdos aos exames para emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em Santa Catarina. A reunião aconteceu na sede do DETRAN em Florianópolis.

A principal questão abordada foi a adaptação da prova teórica na Língua Brasileira de Sinais (Libras) e o papel de cada instituição para pôr em prática este projeto. A alternativa apontada pelos participantes foi a realização de provas eletrônicas que conteriam, além do texto, vídeos com a interpretação das questões em LIBRAS, língua nativa dos surdos. Neste contexto, caberia à Fundação o papel de tradução das questões, por meio de vídeos gravados pelos intérpretes do Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e de Atendimento as Pessoas com Surdez (CAS).

Além do suporte à prova, a presidente Rose destaca a participação da FCEE para a capacitação dos profissionais do DETRAN e CIRETRANS (Circunscrição Regional de Trânsito) e Centros de Formação de Condutores de todo o estado, abrangendo médicos, psicólogos, funcionários administrativos e demais pessoas e entidades envolvidas nesse trabalho.

Na ocasião também foi colocada a necessidade de se fazer uma campanha educativa sobre inclusão social e acessibilidade para os surdos.

As instituições estudam a implantação de um projeto piloto em algumas cidades de Santa Catarina, com prazos ainda a serem definidos.

dsc05059

Da FCEE, também estiveram presentes na reunião as profissionais Raquel Rachadel da Silva, Diretora de Ensino, Pesquisa e Extensão; Daniela Batistoti, Integradora de Educação Especial da Gerência de Pesquisa e Conhecimentos Aplicados (Gepca); e Patrícia Amaral, coordenadora do Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e de Atendimento as Pessoas com Surdez (CAS).  O DETRAN foi representado pela Gerente de Habilitação de Condutores, Cláudia Regina Bernardi da Silva, e a Comissão, pela assessora Janice Krasniak.

Assessoria de Comunicação FCEE