Ilustração colorida de 3 crianças sentadas em mesa, uma delas olha para cima distraída.
No dia 13 de julho comemora-se o Dia Mundial do Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH), criado para lembrar a importância da conscientização sobre este transtorno em todo o mundo e sobre os prejuízos que pessoas com TDAH enfrentam em todos os espaços e contextos que frequentam. O estado de Santa Catarina é um dos únicos no Brasil que oferece Atendimento Educacional Especializado (AEE) para os estudantes da rede estadual.

“Os alunos com TDAH matriculados na rede estadual de ensino de Santa Catarina têm direito a serviços especializados, dentre eles está o AEE, que tem como objetivo dar apoio e ajuda ao ensino e à aprendizagem de sala de aula”, explica a Supervisora de Atividades Educacionais da Fundação Catarinense de Educação Especial, Grazielle Franciosi da Silva.

A Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) é o órgão do estado responsável pela análise e autorização para os estudantes com TDAH frequentarem as turmas de AEE nas escolas estaduais.

“O professor do AEE trabalha questões relacionadas às habilidades acadêmicas e funções executivas para que os estudantes consigam superar suas dificuldades na aprendizagem de sala de aula”, acrescenta a supervisora da FCEE.

Os estudantes com TDAH representam, atualmente, 2,7% do total de alunos matriculados nas escolas estaduais em Santa Catarina. De acordo com o Sistema "Educação na Palma da Mão", da Secretaria de Estado da Educação, em 2024, são 14.580 estudantes com diagnóstico de TDAH matriculados na rede estadual de ensino. Destes, 8.167 recebem atendimento nas salas de AEE.

No campus da FCEE, em São José, o Núcleo de Atendimento Educacional Especializado (NAEE) concentra a atuação na área de TDAH, realizando pesquisas, capacitações e assessorias para escolas estaduais, além de manter turmas de AEE.

Em 2021, a FCEE publicou o documento “Diretrizes para o atendimento educacional especializado (AEE) na rede regular de ensino de Santa Catarina”, que possui um capítulo especial sobre o TDAH e costuma ser base das capacitações e assessorias. A publicação está disponível para download no site da FCEE, ou neste link

O diagnóstico tardio e a falta de intervenção adequada podem trazer prejuízos significativos para o indivíduo tanto na área acadêmica, social, lazer e familiar. Por isso, em caso de desconfiança, é fundamental procurar um profissional especializado para fazer uma avaliação diagnóstica.

Mais informações entre em contato com naee@fcee.sc.gov.br

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