A foto mostra quatro pessoas em torno de uma mesa. A imagem refere-se ao Feirão do Emprego organizado em setembro pelo Cenet
Saldo altamente positivo. Este foi o diagnóstico do relatório anual do Centro de Educação e Trabalho (CENET) da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) em relação as ações desenvolvidas ao longo de 2023. Segundo Juliana Buratto, coordenadora do Centro, 252 pessoas com deficiência foram contratadas no ano por empresas, por meio da equipe do Serviço de Inclusão e Acompanhamento Profissional (SIAP/CENET) números, segundo ela, acima de todos os prognósticos realizados no início do ano.

Essa equipe atua de maneira direta, junto a pessoa com deficiência, que necessita de orientações e acompanhamento para buscar uma oportunidade de trabalho e também junto às empresas que ofertam vagas para as pessoas com deficiência. “A equipe do CENET realiza sensibilizações, mapeamento de vagas e adequações necessárias para que sejam eliminadas as barreiras que impedem a participação em igualdade com as demais pessoas nos postos de trabalho, além de capacitar e assessorar os profissionais das mais de duzentas e quarenta Instituições Parceiras da FCEE, que realizam atendimentos voltados ao público da educação especial, relacionados a preparação, qualificação e inclusão socioprofissional destes”, esclarece Juliana.

EQUIPE MULTIPROFISSIONAL QUALIFICA O TRABALHO

De acordo com a coordenadora, esses dados permitem refletir sobre a importância do trabalho da Fundação Catarinense de Educação Especial e da equipe multiprofissional do CENET para a sociedade catarinense, no que se refere o aumento da qualidade de vida da pessoa com deficiência, tendo sua dignidade enquanto cidadão, proporcionada por meio do trabalho.

“Entendemos que o trabalho proporciona a todas as pessoas dignidade e uma atuação protagonista em relação a construção da sua própria história. Além disso, o trabalho é um direito constitucional, garantido e amparado pela legislação brasileira (Lei Brasileira de Inclusão n. 13.146 de 06 de Julho de 2015)”, destaca Juliana.

A coordenadora destaca ainda que a equipe do CENET empenha-se em ofertar oportunidades às pessoas com deficiência, desde a identificação do perfil pessoal e profissional até a inclusão no mundo do trabalho, garantindo a sua participação profissional para o exercício de direitos e deveres na sociedade.

Compartilhe nas Redes Sociais

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: FCEE | Acesso restrito