A imagem é uma foto de três atletas em cadeira de rodas com medalhas no peito em um pódio.  Atras três mulheres estão sorrindo. Ao fundo um grande banner com a logomarca Sesc. A frente surge uma placa amarela com o número um
Beatriz Chagas, 19 anos, atleta do Centro de Educação Física e Cultura (Cefic) da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) acaba de se consagrar tri-campeã brasileira do Campeonato Brasileiro de Jovens de Bocha Paralímpica, Classe BC1, realizado em Curitiba, no Paraná. A competição foi uma uma das etapas do processo de avaliação para definição do elenco que irá compor a Seleção Brasileira de Jovens que representará o país em competições internacionais no ano de 2024. O título de Beatriz soma-se agora ao título mundial, que ela conseguiu em 2023, em Portugal.

A performance da menina-prodígio, além do talento nato, é o resultado de ações de treinamentos desenvolvidos no Ginásio de Esportes Nadir Moreli, ligado ao Cefic. É neste espaço que treina outro grupo de atletas que se prepara para o Regional Sul de bocha paralímpica, a ser realizado a partir do dia 25, em Itajaí. A competição servirá ainda como um treinamento preparatório para os Jogos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc), que ocorrerão no final maio, em Blumenau.

Estabelecendo parcerias

Outras modalidades para pessoas com deficiência, como o futsal, por exemplo, estão no rol das ações esportivas da FCEE. Recentemente, atletas do Cefic tiveram boa participação no campeonato da modalidade em Presidente Getúlio, que contou ainda com a participação de equipes de sete APAE’s do Estado.

Além de competições, segundo Fernando Bueno, o Tuti, Coordenador do CEFIC, estabelecer parcerias com outras instituições com o objetivo de fortalecer o paradesporto catarinense tem sido uma prática comum dentro da Fundação. “Na próxima sexta (26/04), teremos o módulo B do curso em parceria com a Special Oyimpics, que é uma instituição internacional. Pretendemos organizar eventos com essa metodologia em breve”.

A Special Oyimpics foi criada para apoiar as pessoas com deficiência intelectual, desenvolver a sua autoconfiança, fortalecer e desenvolver capacidades de relacionamento interpessoal e promover o sentido de realização. O curso terá quatro modalidades para estudos: tênis de mesa, bocha rafa, futebol e ginástica rítmica, e será realizado presencialmente no campus da FCEE.

Copa do Mundo de Autismo, de Futebol

Ainda no campo das parcerias, Tuti informa que brevemente a fundação deve anunciar um termo de colaboração com uma ONG renomada com vistas à preparação para Copa do Mundo de Autismo, de Futebol, que será realizada no Brasil.

“Essa competição será para pessoas com nível 1 de suporte de apoio para autismo. Faremos esta parceria cedendo o espaço do ginásio e também um profissional para auxiliar no começo desta equipe. Quem sabe, no futuro, saiam atletas preparados na FCEE para participar da seleção brasileira que estará nesta copa do mundo de autismo”, defende Tuti.

No mês de setembro, haverá mais uma edição do Festival Paralímpico, em parceria com a Fundação Municipal de Esportes de Florianópolis e o Comitê Paralímpico Brasileiro.

Qualificação profissional e participação participação nos 56 anos da FCEE

“Também visando à qualificação de nossos profissionais constam cursos como Orientação e Mobilidade, Exercício Físico para Populações Especiais, enfim, ainda teremos muitas ações produtivas dentro do Centro de Educação e Cultura para este ano de 2024”, destaca Tuti.

O Cefic participará dos festejos de aniversário dos 56 anos da FCEE em diversos momentos, a saber: dia 6 de maio, com uma apresentação da Banda Mosaico; dia 08, com uma intervenção artística e a Dança do Ventre; e antes, porém, dia 4, proverá uma competição interestadual de Goalball, no ginásio da FCEE. O objetivo é divulgar o esporte, que é destinado às pessoas com deficiência visual.

Todas essas ações desenvolvidas pela FCEE fazem com que a instituição seja sempre lembrada como referência no que faz e por isso sempre convidada a participar de eventos ligados à educação inclusiva. Nesta terça-feira, dia 23 de abril, por exemplo, a Banda Mosaico, integrada por servidores e pessoas atendidas pela FCEE, abrirá a V Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conede) no Hotel Golden, em São José.