O site da Fundação Catarinense de Educação Especial foi desenvolvido de acordo com o padrão de acessibilidade definido pela cartilha WCAG 2.0 - Diretrizes de Acessibilidade para Conteúdo Web, desenvolvida pela organização W3C - World Wide Web Consortium, principal organização de padronização da internet, e a eMAG - Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico, desenvolvida pelo Governo Federal do Brasil. Este site teve sua acessibilidade avaliada através de ferramentas automáticas e também através de avaliação manual realizada por profissionais da FCEE ligados às áreas de tecnologia, surdez e deficiência visual, incluindo pessoas com deficiência altamente capacitadas.

O site oferece os seguintes recursos:
Barra de Acessibilidade - na parte superior do site existe uma barra de acessibilidade com as opções de link direto para o conteúdo, ajuste de tamanho de fonte e busca no site. Essas ferramentas estão disponíveis em todas as páginas do portal.

Menu de acesso rápido - no lado esquerdo da HomePage encontra-se um menu de acesso rápido aos principais links utilizados pelos visitantes e servidores internos.  

Alto Contraste - as páginas do site podem ser visualizadas em alto contraste total, englobando as cores da estrutura e do conteúdo do site, incluindo também fotos e imagens.

Site Responsivo - o site adapta seu aspecto e disposição dos itens com base no tamanho da tela em que está sendo exibido sem perder funcionalidade.

Mapa de rodapé do site - mapa de links com acesso aos principais itens do site de maneira rápida.

Tradução em Língua Brasileira de Sinais (Libras) – A tradução é desenvolvida por intérpretes da FCEE e disponibilizada no início de cada conteúdo através de link com o símbolo Acessível em Libras. Símbolo Acessível em Libras
Os atalhos padrões do site são:
Teclando-se Alt + 1 em qualquer página do site, chega-se diretamente ao começo do conteúdo principal da página.
Teclando-se Alt + 2 em qualquer página do portal, chega-se diretamente ao início do menu principal.
Teclando-se Alt + 3 em qualquer página do portal, chega-se diretamente em sua busca interna.
Teclando-se Alt + 4 em qualquer página do portal, chega-se diretamente ao rodapé do site.
Teclando-se Alt + 5 em qualquer página do portal, chega-se diretamente a página sobre acessibilidade do site.

Esses atalhos valem para o navegador Chrome e versões mais novas do Opera, mas existem algumas variações para outros navegadores:

Quem prefere utilizar o Internet Explorer é preciso apertar o botão Enter do seu teclado após uma das combinações acima. Portanto, para chegar ao campo de busca de interna é preciso pressionar Alt+3 e depois Enter.

No caso do Firefox, em vez de Alt + número, tecle simultaneamente Alt + Shift + número.

Sendo Firefox no Mac OS, em vez de Alt + Shift + número, tecle simultaneamente Ctrl + Alt + número.

No Opera (versões mais antigas), as teclas são Shift + Escape + número. Ao teclar apenas Shift + Escape, o usuário encontrará uma janela com todas as alternativas de ACCESSKEY da página.

Dúvidas, sugestões e críticas:
No caso de problemas com a acessibilidade do site, favor entrar em contato através da página Fale Conosco.
JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: FCEE | Acesso restrito