Um salão lotado de pessoas em um congresso. A frente seis autoridades sentadas sobre uma mesa. Uma mulher de vestido rosa fala ao microfone. No telão aparece o termo tecnologia assistiva.
Com a participação de cerca de 200 pesquisadores provenientes de todo o Brasil, começou oficialmente nesta quarta-feira, 08/11, em Florianópolis, o 4º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologia Assistiva (CBTA), promovido pela Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e APAE Florianópolis. A programação preliminar do evento teve início no dia 06/11, mas a cerimônia oficial de abertura do Congresso ocorreu nesta quarta, 08/11, pela manhã no Hotel Mar de Canasvieiras, em Florianópolis, com a presença de autoridades, pesquisadores e convidados.

A cerimônia contou com a presença da presidente da FCEE, Jeane Rauh Probst Leite, que destacou a importância do evento para apresentar e discutir as boas práticas em Tecnologia Assistiva.

“Esta é a primeira edição em que a Educação está em destaque neste Congresso, e isso é fundamental, para apresentarmos as possibilidades de levar a Tecnologia Assistiva para dentro das escolas e instituições especializadas, para auxiliar o acesso dos alunos aos conteúdos, utilizando por exemplo a comunicação alternativa e aumentativa”, afirmou a presidente, salientando que “o acesso a essas informações serve para melhorar o atendimento nas salas de aula”.

Com o tema “Educação e Tecnologia Assistiva”, o Congresso tem como objetivo apresentar inovações e disseminar a pesquisa e o desenvolvimento de Tecnologia Assistiva, debater sobre as novas possibilidades que facilitam e contribuem para a inclusão da pessoa com deficiência e o acesso destas à Tecnologia Assistiva e estimular a produção de conhecimento na perspectiva da transdisciplinaridade.

A cerimônia de abertura também contou com a participação da presidente da Comissão Organizadora do Congresso, Prof. Dra. Susana Cristina Domenech; da presidente da Rede de Pesquisa e Desenvolvimento de Tecnologia Assistiva (RPDTA), Prof. Dra. Maria Lucia Okimoto; representando a reitoria da UDESC, a diretora-geral do Centro de Educação a Distância (CEAD) da UDESC, Prof. Dra. Vera Márcia Marques Santos, e representando a reitoria da UNIVALI, Prof. Dr. Alejandro Rafael Garcia Ramirez.

Ao final da cerimônia, a companhia de dança “Bengalantes”, da Associação Catarinense para
Integração do Cego (ACIC), apresentou a coreografia “Eu quero que o mundo me veja”, da coreógrafa Mara Cordeiro.

A programação do evento teve continuidade após a cerimônia com a mesa redonda “Ações Efetivas para melhorar a qualidade de vida de pessoas com deficiências físicas”, com mediação da professora doutora Maria Lúcia Ribeiro Okimoto (PR).

A programação do Congresso inclui palestrantes nacionais e internacionais, sessões técnicas, mesas-redondas, mini-cursos, workshops e apresentação de inovações em Tecnologia Assistiva.

Sobre o Congresso

O CBTA é uma iniciativa da Rede de Pesquisa e Desenvolvimento de Tecnologia Assistiva (RPDTA), realizado a cada dois anos, com o objetivo de disseminar o conhecimento e as pesquisas que vêm sendo produzidas nesta área.

Mais informações no site oficial do evento neste link: https://cbta2023.com.br ou no perfil oficial do CBTA no Instagram (https://www.instagram.com/cbta.2023/).

Compartilhe nas Redes Sociais

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: FCEE | Acesso restrito