Professor mostra no telão imagem de uma mulher com as mãos abertas usando material fabricado com a tecnologia de impressão 3D
E a programação preliminar do 4º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologia Assistiva (CBTA), que teve início nesta segunda-feira, 06/11, em Canasvieiras, Florianópolis, prosseguiu nesta terça-feira, dia 07, com mais sete oficinas. Umas das mais destacadas foi a oficina sobre fabricação de próteses estéticas com o uso de modelagem 3D e tecnologias de baixo custo de impressão 3D, ministradas pelos professores e pesquisadores paranaenses José Foggiatto, Sérgio Fernando Lajarin, Roberta Targa Stramandinoli e Barbara Pinheiro.

A oficina mostrou como a fabricação de membros do corpo humano, usando a impressão 3D, tem ajudado as pessoas, principalmente a reabilitação facial de pessoas mutiladas, trazendo de volta a autoestima, funcionalidade e a inclusão social.

Na programação também estiveram as oficinas Jogos Sérios e Ativos: Divertindo e Ensinando, Tecnologia Assistiva no Sistema Único de Saúde e no Terceiro Setor – Programa Órtese Prótese e Meios Auxiliares de Locomoção (opm) e Techansen, além de Emprego da Manufatura Aditiva (impressão 3d) na Fabricação de Soluções de Baixo Custo para Tecnologia Assistiva, Jogos Sérios na Reabilitação Física: Desenvolvimento e Aplicações Clínicas e por fim a oficina Recursos Acessíveis no Ava/Moodle.

Na programação houve também os workshops Diálogo Com a Pessoa Com Deficiência divididos nos temas: Desafios e Superações nas Atividades de Lazer Ao ar Livre; o Skate Como Ferramenta de Empoderamento e Inclusão Social e Acessibilidade Comunicacional Digital.

O Congresso tem sua abertura oficial nesta quarta-feira, dia 08, e prossegue até sexta-feira, dia 10. É promovido pela Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI).

Com o tema “Educação e Tecnologia Assistiva”, o Congresso tem como objetivo apresentar inovações e disseminar a pesquisa e o desenvolvimento de Tecnologia Assistiva, debater sobre as novas possibilidades que facilitam e contribuem para a inclusão da pessoa com deficiência e o acesso destas à Tecnologia Assistiva e estimular a produção de conhecimento na perspectiva da transdisciplinaridade.

Até o dia 10 a programação do congresso inclui palestrantes nacionais e internacionais, sessões técnicas, mesas-redondas, mini-cursos, workshops e apresentação de inovações em Tecnologia Assistiva.

O CBTA é uma iniciativa da Rede de Pesquisa e Desenvolvimento de Tecnologia Assistiva (RPDTA) com o objetivo de disseminar o conhecimento e as pesquisas que vêm sendo produzidas nesta área.

Compartilhe nas Redes Sociais

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: FCEE | Acesso restrito