imagem com texto acessibilidade digital é tema de novas publicações da fcee
A Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) publica nesta semana duas importantes publicações na área de acessibilidade digital. Produzidos por profissionais de diversas áreas da instituição, os trabalhos visam compartilhar informações buscando democratizar o acesso à informação em meio digital. As publicações “Como tornar acessível um documento digital” (São José: FCEE, 2023) e “Manual de boas práticas e acessibilidade em mídias sociais da Fundação Catarinense de Educação Especial” (São José: FCEE, 2023) estão disponíveis para download na seção Publicações da FCEE neste link.

“A partir da expertise vivencial dos servidores da FCEE e das demandas provenientes do público da Educação Especial, neste manual você conhecerá as principais barreiras digitais encontradas pela pessoa com deficiência e encontrará sugestões de algumas soluções para minimizar e/ou eliminar estas barreiras” afirma a bibliotecária Paula Sanhudo da Silva, no prefácio da publicação da qual foi organizadora, “Como tornar acessível um documento digital”. Além das definições técnicas e conceituais de cada tipo de público, o livro inclui orientações e passo a passo para tornar os conteúdos digitais acessíveis.

Já o manual específico sobre mídias sociais apresenta as principais ferramentas existentes nas redes sociais utilizadas pela instituição que permitem tornar os conteúdos publicados mais acessíveis às pessoas com deficiência.

Ambas as publicações começaram a ser produzidas em meio a pandemia de 2020, quando boa parte da comunicação entre profissionais e educandos da FCEE e suas instituições conveniadas passou a ocorrer através de meio digital, tanto por e-books e outras publicações digitais, quanto pelas redes sociais. Nesse contexto, surgiu a necessidade de orientar e disseminar os conhecimentos sobre acessibilidade digital, visando principalmente o público das pessoas com deficiência.

Abaixo, os links para download das publicações: 
*Como tornar acessível um documento digital
Fundação Catarinense de Educação Especial; organizadora Paula Sanhudo da Silva. São José: FCEE, 2023.

*Manual de boas práticas e acessibilidade em mídias sociais da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE)
Fundação Catarinense de Educação Especial. – São José : FCEE,2023.

Compartilhe nas Redes Sociais

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: FCEE | Acesso restrito