thumb_cipa_fcee14/04/14 – A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) da Fundação Catarinense de Educação Especial se reuniu na semana passada para tratar, dentre outras atividades, da aplicação de um questionário com o objetivo de elaborar um mapa de riscos ambientais da instituição. O questionário vai ser aplicado em todos os setores da FCEE ainda neste primeiro semestre, e deverá contar com a colaboração dos servidores.

O mapa de riscos tem como principal objetivo reunir informações necessárias para obter um diagnóstico da situação de segurança e saúde do trabalho na instituição e leva em conta os riscos ambientais provenientes de riscos físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e de acidentes. Além disso, serve para conscientizar e informar os servidores e estimular a participação em debates acerca da prevenção de acidentes do trabalho.

Na mesma reunião foi apresentada a nova presidente da CIPA, Clara Cristina Vicente. A Comissão se reúne, no mínimo, uma vez por mês para organizar as atividades.

O que é e para que serve a CIPA?

À Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) cabe identificar e apontar soluções para problemas encontrados na instituição, trabalhando sempre em conjunto com todos os servidores da casa, que devem cooperar por um ambiente mais seguro e agradável.

Algumas atribuições da CIPA: identificar e mapear os riscos de acidentes e doenças do trabalho; elaborar ações preventivas e para a solução de problemas de saúde ocupacional; solicitar e participar da implementação dessas ações; realizar periodicamente inspeções nos ambientes e condições de trabalho; avaliar os impactos de alterações no ambiente laboral; etc.

Contato CIPA

E-mail: cipa@fcee.sc.gov.br