banner_2 25/11/13 - Neste sábado, a Fundação Catarinense de Educação Especial abre as portas para que a comunidade possa conhecer a estrutura, equipe técnica e serviços oferecidos pela instituição. Trata-se do FCEE Cidadã, evento que conta com a participação dos dez centros de atendimento especializado que se dedicam às deficiências (visual, auditiva, mental, motora, múltipla), transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades.

Das 9h às 15h, os profissionais da FCEE ficarão à disposição dos visitantes para fornecer todas as informações necessárias sobre os atendimentos, como elegibilidade, serviços, equipes técnicas, horários, etc.

Entre os destaques, está a orientação à comunidade sobre como obter benefícios para a PCD, como redução da jornada de trabalho, pensão especial, passe livre, entre outros, já que a FCEE é a instituição responsável por emitir laudos diagnósticos para estes fins a residentes da região da Grande Florianópolis (18ª SDR).

O FCEE Cidadã também contará com atividades recreativas e culturais para os visitantes, organizadas pela própria Fundação e por instituições parceiras, como: Casan, Hemosc, Polícia Militar, Exército, Guarda Municipal de São José, Fundação Franklin Cascaes, Instituto Embeleze, Sul Catarinense, ONG Amigos dos Animais de Rua - Amar Bichos. 


Serviço

O que: FCEE Cidadã
Quando: 30 de novembro, sábado
Horário: das 9h às 15h
Programação: atividades recreativas e culturais, orientações quanto aos direitos e à obtenção de benefícios para a pessoa com deficiência, informações sobre os Centros de Atendimento Especializados, prestação de serviços da Fundação e de instituições parceiras, e muito mais.


 

fcee
 
Os Centros de Atendimento Especializado da FCEE

Para concretizar seus objetivos, a FCEE conta com 10 Centros de Atendimento Especializados, que são espaços de estudos, discussões e pesquisas em suas respectivas áreas de atuação. 

A clientela desses Centros é composta por pessoas com deficiência (visual, auditiva, mental, motora e múltipla), transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. Eles prestam apoio não apenas aos usuários dos serviçois, mas também às famílias.

São eles:


CAP -
Centro de Apoio Pedagógico para Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual 

CAS - Centro de Capacitação de Profissionais de Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez

CENAE - Centro de Avaliação e Encaminhamento CENAP - Centro de Ensino e Aprendizagem

CENER - Centro de Reabilitação Ana Maria Philippi

CENET - Centro de Educação e Trabalho

CETEP -
Centro Tecnológico de Educação Especial

CEVI - Centro de Educação e Vivência

NAAH/S - Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação

CEDUF -
Centro de Educação Física
 

 
Conheça alguns dos serviços oferecidos pela FCEE

A Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) é uma Instituição de caráter beneficente, instrutivo e científico, de direito público e sem fins lucrativos. Foi fundada em maio de 1968, e tem como missão fomentar, produzir e difundir o conhecimento científico e tecnológico referente à educação especial, coordenando a definição e implantação da política dessa área no estado.

Emissão de laudos diagnósticos para obtenção de benefícios


A FCEE é responsável por emitir laudos diagnósticos para fins de obtenção de benefícios (Redução de Jornada de Trabalho, Pensão Especial, Passe Livre, etc.) para pessoas da região da Grande Florianópolis (18ª SDR). Todas as avaliações são realizadas por profissionais especializados. A FCEE também realiza o cadastro de PCD no sistema do Departamento de Transporte e Terminais (DETER) para a utilização gratuita dos serviços de transporte rodoviário intermunicipal e de navegação interior de travessias.

Adaptação de material didático em Braille

Com objetivo de garantir às pessoas com deficiência visual (cegos e baixa visão) o acesso ao conteúdo programático das escolas da rede regular de ensino, a Fundação Catarinense de Educação Especial produz livros didáticos, provas, calendários, entre outros materiais solicitados pelas escolas da rede estadual, em Braille no formato MEC Daisy.

Encaminhamento da PCD ao mercado de trabalho

Por meio de parcerias com instituições públicas e privadas, a FCEE promove capacitações e oportunidades de estágio, visando ao encaminhamento da pessoa com diagnóstico de deficiência e/ou transtorno global do desenvolvimento (TGD) com idade igual ou superior a 14 anos ao mercado de trabalho.

Pesquisas e publicações técnicas

Por meio da produção técnico-científico relacionada ao trabalho em educação especial, a FCEE busca aperfeiçoar e criar novos conhecimentos, procedimentos e soluções inovadoras para aspectos relacionados à pessoa com deficiência, TGD, TDAH e altas habilidades. Por isso, anualmente são lançadas diversas publicações que são distribuídas em todo o estado e também podem ser encontradas no site da instituição.
(www.fcee.sc.gov.br)

Incentivo ao paradesporto


A FCEE oferece diversas modalidades de esportes (futsal, basquete, bocha, handebol, natação, etc.) aos usuários dos Centros de Atendimento com objetivo de proporcionar o lazer, a socialização e a reabilitação. As modalidades incluem esportes adaptados, como a bocha, o boliche e o tênis de mesa. Os atletas treinados na FCEE participam de competições municipais, estaduais e nacionais, nas quais muitos talentos são revelados.

Apoio a crianças e adolescentes com altas habilidades/superdotação

As pessoas com indicativos de altas habilidades/superdotação também fazem parte da clientela da educação especial, pois necessitam de tratamento e estímulos diferenciados para que seu talento se desenvolva. Por isso, a FCEE conta com um núcleo que oferece apoio a escolas, professores e famílias para a identificação desses jovens, além de oferecer subsídios para desenvolver suas habilidades, por meio de uma série de oficinas - matemática, literatura, robótica, artes, origami, etc.

Central de Intérprete de LIBRAS

A FCEE conta com uma equipe de intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) para atendimento a surdos que necessitam de auxílio para se comunicarem em diversas situações do cotidiano (consultas médicas, jurídicas, delegacias, reuniões, etc). Mediante solicitações de órgãos públicos e da própria FCEE, a Central também atua na tradução de palestras, capacitações e eventos em geral.

Pesquisa e produção de tecnologias assistivas


Visando à promoção de maior independência, qualidade de vida e inserção social da pessoa com deficiência, a FCEE realiza pesquisas e produz equipamentos e acessórios adaptados para pessoas com deficiência, atendendo a solicitações de servidores, usuários dos Centros de Atendimento e de instituições especializadas de todo o estado com as quais mantém convênio.

Convênios com instituições especializadas de SC


Por meio de convênios que visam à cooperação técnico-pedagógico entre as partes, a FCEE cede anualmente cerca de 3.500 profissionais para atuação em instituições especializadas de educação especial no estado (APAES e congêneres). Para isso, conta com um orçamento anual de 100 milhões de reais. Ela ainda mantém parceria com outras instituições que colaboram com estudos, pesquisas e prestação de serviços, como o Hospital Infantil,  Instituições de Ensino Superior e Polícia Militar, por exemplo (que cede animais e espaço para o serviço de Equoterapia).

 
 

Compartilhe nas Redes Sociais

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: FCEE | Acesso restrito