1396060_736848066342325_1498824902_n22/10/13 - Na tarde de ontem foi realizada a solenidade de posse do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de São José, no gabinete da prefeita Adeliana Dal Pont. A gerente de Planejamento e Avaliação da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), Rita Faversani Furtado, participou do evento como representante da presidente Rosemeri Bartucheski, que está em Chapecó para a apresentação e distribuição de publicações técnicas da Fundação. Entre os conselheiros empossados, está Vera Lúcia Barbosa Lopes, presidente da Associação de Pais e Educandos da FCEE.

A solenidade de posse foi acompanhada por conselheiros, secretários municipais, vereadores e representantes de entidades.

1379236_736847489675716_166444341_n_1

Saiba mais

Criado em 2004 por lei municipal, o Conselho tem a missão de promover, fiscalizar e defender o cumprimento dos direitos das pessoas com deficiência em São José. Entre as atribuições, está a promoção de políticas públicas que assegurem à pessoa com deficiência direitos básicos, como educação, saúde, trabalho, desporto, e o seu bem-estar pessoal, social e econômico.

Este foi o quarto Conselho a ser empossado pela atual gestão na área da Assistência Social. “Precisamos refletir os conselhos, quem vive as dificuldades do dia a dia sabe do que estamos falando. A administração da prefeita Adeliana mostra o respeito e preocupação, que infelizmente vivemos numa sociedade em que, cada um olha para si mesmo. São fatores que precisam de reflexão. A Secretaria de Assistência Social está de portas abertas para atender a todos com muita dedicação”, destacou o secretário municipal de Assistência Social, Lédio Coelho.

Segundo a gerente de Planejamento e Avaliação da FCEE, Rita Furtado, a existência do Conselho é importante, já que estima-se que 15% da população de São José tenha algum tipo de deficiência. “Devemos fazer política com os deficientes e não para os deficientes, pois eles sabem melhor do que nós suas necessidades e prioridades".

A prefeita Adeliana Dal Pont finalizou a solenidade ressaltando a importância de a prefeitura ouvir a população e trabalhar em parceria com outras instituições. “Com a ajuda de todos fica mais fácil resolver os problemas presentes na sociedade atual. O Conselho nos ajudará a formular políticas e ações. Quanto mais tivermos a participação da sociedade, menos erros serão cometidos, e o meu legado é fazer uma sociedade solidária, participativa e inclusiva. Esse é o nosso objetivo”, finalizou a prefeita.

Fonte: Prefeitura Municipal de São José