3_produo 09/10/13 –
A entrega das novas cordas será realizada no 2º Encontro Catarinense de Capoeira Especial, que acontece na FCEE no dia 14 de novembro. Segundo o Ceduf, o evento vai contar com a participação de capoeiristas das APAEs de Laguna, Forquilinha, Nova Veneza, Brusque, São José, Biguaçu e Florianópolis, bem como de mestres veteranos de Capoeira vindos da Bahia.

A graduação na Capoeira é uma simbologia representativa da escala de aprendizado feita por meio de cordas de algodão de diferentes cores e que são amarradas nas cinturas dos praticantes. Fernando, conhecido na Capoeira como Mestre Tuti, explica que “a própria graduação é uma aula de história, pois as cores diferentes representam os momentos do fenômeno histórico e sócio-cultural produzido pela escravidão de africanos conhecido como Diáspora Negra. Proporcionar o aprendizado da História do Brasil em uma oficina é aproveitar a prática para mostrar o quão resistente teve de ser a Capoeira para chegar aos quatro cantos do mundo hoje”.

1_a_corda_bruta
 A corda bruta.
2_corda_cortada
A corda cortada.
3_produo
Produção.
4_franja_no_detalhe
Detalhe da franja.
5_franjas_prontas
Franjas prontas.
6_colocao_dos_nomes_alunos
Colocação dos nomes dos alunos.
7_tingimento
 7b_tingimento
Tingimento.
8_cordas_prontas
8b_corda_pronta
Cordas prontas.

Assessoria de Comunicação, com informações enviadas pelo Ceduf

Saiba mais
O sistema de graduação utilizado está ligado à trajetória do negro da África para o Brasil, tendo as sete seguintes cores de dominância:

Azul: Oceano por onde atravessavam os negros cativos nos tumbeiros. O aluno novo que não sabe o que verá em sua trajetória;

Marrom: Terra Firme. A chegada em um novo continente. Vislumbramento de que a batalha contra os preconceitos e pela valorização da cultura afro-brasileira será árdua;

Verde: A Mata. Fuga e tentativa de reconstrução de seu modo de vida tribal. Como Instrutor, cabe-lhe a função de engajamento de novos guerreiros para a mesma missão;

Amarela: Ouro. Representa o maior tesouro do homem: a Liberdade, adquirida novamente nos quilombos. Consciência da riqueza da cultura em que está envolvido;

Roxa: Hematoma. Para sustentar sua liberdade as batalhas contra os bandeirantes eram inevitáveis. É um aluno-formado em todos os aspectos e é pleno na luta em prol da cultura afro-brasileira, sendo seu porta-voz;

Vermelha: Sangue de Zumbi dos Palmares, que lutou até a morte por Liberdade e Justiça. Todos os esforços na missão que já o pertence há muitos anos;

Branca: Paz, anseio de todas as pessoas de bem. Nas duas últimas cores, o capoeirista é Mestre e perpetua a ideologia de Zumbi dos Palmares.