São José, 22/05/2012 – Cinco vezes por semana, um grupo de jovens residentes na Grande Florianópolis se dirige à Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) para participar de atividades de pré-qualificação profissional para a função de auxiliar em atividades administrativas – contínuo (office boy e office girl). A iniciativa é desenvolvida desde o dia 7 de maio no Centro de Educação e Trabalho (Cenet), que desenvolve ações direcionadas à área da educação profissional, objetivando a inclusão da pessoa com diagnóstico de deficiência e ou transtorno global do desenvolvimento no mercado de trabalho.
Nas atividades de pré-qualificação, participam dois grupos, sendo no período matutino 10 aprendizes e no período vespertino 7 aprendizes, que estão sendo preparados para futuramente ingressarem em cursos de qualificação profissional oferecidos pela própria Fundação Catarinense de Educação Especial ou por empresas e instituições parceiras.
Durante as ações de pré-qualificação, os aprendizes participam de três atendimentos de educação física e um de informática. “Todos recebem orientações teóricas sobre o mundo do trabalho, através de atividades que contemplem as competências necessárias para um trabalhador poder desenvolver conscientemente o seu papel na sociedade”, explica a professora Estela Adriana Prestes Gonçalves.
De acordo com Kátia Regina Ludwig, coordenadora do Cenet, encontra-se em fase final de elaboração de um projeto que objetiva a implantação de vagas de estágio não remunerado, no setor administrativo e/ou secretarias dos Centros de Atendimento, para os aprendizes que freqüentam grupos de pré-qualificação, possibilitando a aplicação, em situação real de trabalho, dos conteúdos desenvolvidos em sala de aula. Além de aprendizes da pré-qualificação para a função de auxiliar em atividades administrativas, a iniciativa vai contemplar grupos das atividades de cozinha e da panificação.
Assessoria de Imprensa - FCEE