Cartaz com fotos das professoras do curso e o título “Identificação e Avaliação Pedagógica de alunos com indicadores de Altas Habilidades/Superdotação
TRADUÇÃO LIBRASA Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), através do Núcleo de Atividades em Altas Habilidades/Superdotação (NAAH/S), capacitou, entre os dias 1º e 22 de julho, mais de 80 profissionais de todo o Estado através do curso EaD “Identificação e Avaliação Pedagógica de alunos com indicadores de Altas Habilidades/Superdotação - AH/SD”. A capacitação foi realizada através da plataforma ENA Virtual em parceria com o Centro de Tecnologia Assistiva (CETEP) da FCEE. O tema do curso foi escolhido após uma pesquisa com todos os polos de Atendimento Educacional Especializado (AEE) nesta área nas escolas da rede estadual de ensino, que constatou a demanda pelo tema em questão.

O curso teve como objetivo aprofundar o conhecimento teórico dos profissionais que atuam nestes polos na identificação e avaliação pedagógica de alunos com indicadores de Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) com vistas a qualificar suas práticas no atendimento. Alunos com indicadores de AH/SD necessitam, para seu pleno desenvolvimento, de suplementação na área na qual apresentam habilidades acima da média, criatividade e engajamento com a tarefa. Para tanto, os profissionais que atuam nesta área precisam ter clareza dos elementos que compõem a identificação e avaliação pedagógica dos alunos que apresentam tais indicadores.

“Estávamos ansiosos por este curso, principalmente, por sermos de uma região que ainda não tem polo de AEE/AHSD, mas não imaginávamos que o crescimento proporcionado por este curso fosse tão expressivo e significativo para o nosso fazer pedagógico”, declarou o professor Anderson Rodrigo Floriano, responsável pela Educação Especial da Coordenadoria Regional de Educação de Jaraguá do Sul, reiterando a necessidade da implantação do serviço na sua regional.

A qualificação do atendimento na área das AH/SD é uma demanda constante da FCEE, que nos últimos anos foi responsável, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (SED), pela implantação de 23 polos de Atendimento Educacional Especializado (AEE) em Altas Habilidades/Superdotação na rede estadual de ensino de Santa Catarina.