Em 26 de julho comemora-se o Dia do Tradutor e Intérprete de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). O Intérprete de Língua de Sinais (ILS) é o profissional responsável por prestar serviços à comunidade surda sendo a ponte de comunicação entre surdos e ouvintes através da língua de sinais. No campus da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) funciona a Central de Interpretação de LIBRAS, que realiza atendimentos gratuitos para a comunidade surda de todo o Estado de Santa Catarina, com preferência para os municípios da Grande Florianópolis, para casos de interpretação médica, jurídica, policial, encaminhamento e suporte ao mercado de trabalho, entre outros. Mais informações neste link.
Importante ressaltar que a comunidade surda tem se posicionado com vigor ao exigir intérpretes habilitados para atuação profissional. Diariamente ocorrem situações que necessitam de pessoas que saibam LIBRAS para proporcionar a comunicação entre pessoas surdas e ouvintes, mas é necessário ressaltar que conhecer a Língua de Sinais ou possuir certificados não torna ninguém competente para atuar como intérprete. O trabalho do tradutor intérprete requer habilidades, ética, fluência, consciência de um trabalho em equipe, postura adequada, trabalho em dupla para revezamento no momento de atuação, conhecimento do contexto a ser interpretado, troca de experiências, entre outras especificidades, que somente serão adquiridas com formação e preparo.
Portanto, a FCEE parabeniza todos os profissionais atuantes na profissão que estão engajados na luta pelos direitos da comunidade surda e dispostos a fortalecerem sua categoria profissional!