
A Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) informa a publicação em seu site dos Anais do III Seminário de Educação Inclusiva: Inovação e Tecnologia no Atendimento Educacional Especializado (AEE). O evento foi realizado em 13 de setembro de 2024 no campus da FCEE e reuniu cerca de 150 pessoas, entre professores e profissionais da educação de todo o estado. No total, os Anais contêm resumos de 11 trabalhos apresentados por pesquisadores internos e externos e é uma produção vinculada ao Núcleo de Estudos e Pesquisas (Nespe) da FCEE. Confira o documento neste link ou na página Publicações da FCEE. “Este documento é voltado, principalmente, para aqueles envolvidos no Atendimento Educacional Especializado (AEE) no estado de Santa Catarina”, explica a diretora de Ensino, Pesquisa e Extensão da FCEE, Fernanda Martello Hermes. “Os trabalhos apresentados são vinculados às práticas pedagógicas aplicadas no AEE, tanto na rede regular de ensino quanto nos Centros de Atendimento Educacional Especializados (CAESPs), e nosso objetivo é difundir o conhecimento e fomentar o interesse pela pesquisa, para favorecer os educandos público-alvo da educação especial e também os profissionais que atuam nesse campo”.
Organizado pelo Núcleo de Atendimento Educacional Especializado (NAEE) da FCEE, o seminário reuniu apresentações de trabalhos e relatos de experiências, envolvendo temas como o uso de realidade aumentada com alunos não verbais, óculos de realidade virtual e o desenvolvimento de uma cela Braille sonora, entre outras apresentações. Todas estas apresentações estão reunidas neste documento.
O AEE na rede estadual de ensino
O Atendimento Educacional Especializado (AEE) é um serviço oferecido pelas escolas da rede estadual de ensino, no contraturno escolar, que oferece suporte às necessidades educacionais dos estudantes com Deficiências, Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) e Altas habilidades/Superdotação (AH/SD).
A FCEE é o órgão do Governo do Estado responsável por definir e coordenar as políticas de Educação Especial, o que inclui as autorizações de inclusão de alunos nas turmas de AEE. Além disso, a FCEE também promove cursos, capacitações e assessorias para professores além de publicar documentos norteadores para a atuação deste profissionais, como a publicação “Diretrizes para o atendimento educacional especializado (AEE) na rede regular de ensino de Santa Catarina” (São José, FCEE, 2021).


