Autoridades presentes na comemoração em frente ao Bolo Especial de Aniversário
Uma celebração que envolveu cerca de 300 pessoas tomou conta do auditório da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) na última sexta-feira, dia 26 de maio, quando ocorreu a comemoração dos 49 anos da instituição. Além de servidores e usuários da FCEE, também estavam presentes o Presidente Eliton Verardi Dutra, o Diretor De Ensino, Pesquisa e Extensão, Pedro De Souza, e autoridades convidadas como o Secretário De Estado do Planejamento, Murilo Flores, e a Secretária de Assistência Social da Prefeitura de São José, Rosemeri Bartucheski. A comemoração marca o início oficial do ano do cinquentenário da FCEE. Confira mais imagens da festa na Galeria de Fotos neste link

Também marcaram presença no evento o Comandante da Cavalaria da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), tenente coronel Marcos José Besen, o Presidente da Federação das APAES de Santa Catarina, Júlio Cesar de Aguiar, o Diretor da Casan de São José, José Mauri Bastos, o vereador do município de Palhoça, Jean Henrique Dias Carneiro, a representante do vereador de São José Orvino Coelho de Ávila, Andréia Luiza Grando, e a representante do Secretário de Estado de Educação, Eduardo Deschamps, Rosângela de Castro.

A Fundação Catarinense de Educação Especial foi criada em 06 de maio de 1968 por meio da Lei nº 4.156. Responsável pela definição e coordenação da política de educação especial do Estado, a FCEE fundamenta suas ações no princípio da inclusão, objetivando garantir à pessoa com deficiência o direito à cidadania. A solenidade começou com a apresentação do vídeo “FCEE 1968-2017: 49 anos de história”, o qual pode ser assistido neste link. Produzido pela coordenadora do Centro de Educação e Trabalho (CENET) da FCEE, Kátia Regina Ladewig, com auxílio do servidor Claudiomir Barboza de Oliveira, este vídeo com duração de 13 minutos apresenta imagens, declarações e fotos mostrando a história da FCEE.

Após a apresentação do vídeo, foram chamados ao palco os aposentados da FCEE no ano de 2016 para receberem uma homenagem do Presidente e do Diretor Técnico. Participaram desta homenagem os servidores aposentados Cássia Regina de Bortoli, Carmem Terezinha Venzon da Costa, Emidia Fraga, Ineli Guaragni Rodrigues e Stela Maris da Silva Nazário Correa. Além de um certificado de agradecimento aos anos de dedicação à educação especial no Estado de Santa Catarina, os aposentados também receberam uma lembrança confeccionada pelos professores e usuários aprendizes da Oficina de Produção de Papel Artesanal, do Serviço de Atendimento Específico do CENET.

Em um breve pronunciamento, Rosemeri Bartucheski, atual Secretária de Assistência Social da Prefeitura de São José e ex-presidente da FCEE entre 2011 e 2017, lembrou seus tempos na presidência da instituição e ressaltou o papel cumprido pela FCEE na sociedade catarinense. “A sociedade entende hoje que a pessoa com deficiência faz parte dela”, ressaltou.

O Secretário de Estado do Planejamento, Murilo Flores, comentou, na sua fala, sobre os desafios da sociedade na inclusão de pessoas com deficiência a partir de uma experiência pessoal, colocando em relevo o papel de instituições como a FCEE no avanço em direção à integração.

O Diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão, Pedro de Sousa, fez no seu discurso um apanhado histórico das conquistas da FCEE, sempre fazendo referência ao papel desempenhado pelos servidores e usuários no engrandecimento da instituição. Pedro de Sousa elogiou o pioneirismo do Estado de Santa Catarina na formulação de políticas de educação especial.

A celebração foi encerrada pelo atual presidente da FCEE, Éliton Verardi Dutra, que - além de fazer referência aos 49 anos de história da instituição - apresentou as ações da gestão em 2016, desde a melhoria da estrutura do campus em termos de acessibilidade e segurança, até a readequação do sistema hidráulico. “São 49 anos de muito trabalho, dedicação e amor às pessoas com deficiência de Santa Catarina”, afirmou.

Entre os planos para 2017 apresentados pelo Presidente estavam a construção da nova Guarita dos fundos com a substituição dos portões automatizados; adequação de rampas de acesso e calçada acessíveis; cobertura para os ônibus na área de desembarque/embarque no Centro de Educação e Vivência (CEVI); reforma do Auditório; Reforma do Ginásio de Esportes; construção do novo prédio de 5.600 m² da nova FCEE, com espaço para oito Centros de Atendimento, Biblioteca e refeitório. O presidente encerrou seu discurso se comprometendo a lutar pela aprovação do novo Plano de Cargos e Vencimentos para os servidores da FCEE, agradecendo a todos o esforço na construção da instituição.

Após o discurso do Presidente, também foi apresentado o novo vídeo institucional da FCEE, que em breve estará disponível no site da instituição.

Ao final da solenidade, foi realizado um momento de confraternização no hall do Auditório, quando foi cantado um Parabéns a Você para a FCEE e foi servido o Bolo Especial de Aniversário, confeccionado, como já ocorre há alguns anos, pelo instrutor do Grupo de Pré-Qualificação em Gastronomia, do Centro de Educação e Trabalho (CENET), Evandro Roberval Arseno. Também auxiliaram na confecção do bolo a professora Arlene Machado e os usuários aprendizes.